Apesar de emergência novo reservatório garante abastecimento de água

Voltar

 O município de São João Batista também aparece entre os que estão em emergência devido à estiagem que atinge o estado. De acordo com a última tabela dos níveis de rios divulgada pela Defesa Civil, nesta terça-feira, 26, os CH Jacutinga, BH do Rio Tubarão, CH do Rio Camboriú, BH do Rio Araranguá, BH do Rio do Peixe, BH do Rio do Chapecó, BH do Rio Itajaí-Açú, BH do Rio Canoinhas, BH do Rio Canoas, CH Rio Negro, BH do Rio Tijucas e CH do Rio Peperi-Guaçú, encontram-se em regime hídrico extremo, para a seguinte situação hidrológica as cidades de  Forquilhinha, Chapadão do Lageado, José Boiteux, São João Batista, São Martinho - Jusante, Coronel Passos Maia, Joaçaba I, Tangará, Ponte R. João Susin Marini e Camboriú - Rio Canoas.

 

Mas, apesar da preocupação com o rio, o coordenador de Defesa Civil, Jofre Melzi esclarece que não há problema de falta de água no Município.

A diretora do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal – SISAM, Andréia Costa Azevedo conta que com  o novo reservatório o abastecimento segue normal. “Obviamente que não é por isso que não devemos economizar água. Sempre é importante, mas ficamos felizes em mesmo diante desta situação ter o abastecimento mantido”.

 

Inaugurado no fim de março, a ‘grande caixa ‘d’água’ guarda 2 milhões litros de água e duplicou a quantidade de água tratada do Município.

O prefeito Daniel Netto Cândido lembra que tiveram que abrir mão de outras obras como pavimentações para construir o novo reservatório, pois enxergavam a obra como prioridade num futuro próximo,  diante do crescimento populacional do Município. 

 

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

- Reduza o tempo de banho. Tome banho rápido e feche o chuveiro ao se ensaboar. Um banho de 15 minutos, por exemplo, consome em torno de 135 litros de água;

- Mantenha a torneira fechada. Feche a torneira na hora de escovar os dentes e não lave louças, utensílios e roupas com água corrente. Abra a torneira apenas para enxaguar.

- Utilize a máquina de lavar roupa com sua capacidade total, evite fazer várias lavagens com poucas roupas.

- Não lave calçadas e áreas pavimentadas externas, reaproveite a água utilizada para outros fins de limpeza para lavar calçadas, primeiro varra a sujeira, depois lave-as. Limpeza de áreas internas faça com a utilização de um balde.

- Para molhar as plantas é recomendável utilizar o regador, e preferivelmente pela manhã ou à noite. Evite o uso de mangueiras.

- Não lave o carro, durante o racionamento de água essa prática deve ser evitada. Todos devemos colaborar nesse momento.

- Regule a válvula de descarga. A válvula regulada pode reduzir o consumo de descarga pela metade.

- Instale equipamentos hidráulicos mais eficientes e economizadores.

Outras Notícias

Dia Mundial da Água: estudantes da rede municipal de ensino participam de palestra de conscientização
Enviada em 22/03/2024
  Atividades acontecem no Centro Cultural tanto no período da manhã como no da tarde, reunindo mais de 400 crianças   Celebra-se, nesta sexta-feira (22/03), o Dia Mundial da Água. Em alusão à dat...

Mais duas vias de São João Batista recebem pavimentação com lajotas
Enviada em 18/03/2024
    Obras estão em andamento na Rua Uendel Carlos Gonçalves e na Servidão João Antônio Soares   A Servidão João Antônio Soares, situada no bairro Ribanceira do Sul, e a Rua Uend...

Ledir Crispim Sardo assume direção executiva do Sisam
Enviada em 05/03/2024
 Leda, como é mais conhecida, vinha ocupando a função de diretora da autarquia desde o início deste ano   A direção executiva do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de &Aa...

Sisam efetua melhorias em adutora no bairro Fernandes
Enviada em 26/02/2024
  Elevação e substituição da tubulação que passa pelas três pontes situadas na rua Osvaldo Atanásio dos Santos tem como objetivo garantir maior estabilidade ao sistema de abastecimento de &...

Sisam adotará novos horários de coleta de lixo orgânico a partir de 19 de fevereiro
Enviada em 09/02/2024
Sisam adotará novos horários de coleta de lixo orgânico a partir de 19 de fevereiro   Recolhimento de lixo orgânico voltará a ser efetuado no período noturno   O Serviço de Infraestrutura...